terça-feira, 8 de setembro de 2009

HIPERATIVIDADE




TDAH é a sigla aplicada para o transtorno déficit de atenção e hiperatividade.


Erroneamente, por falta de conhecimento e atualização, muitos pais e professores têm “diagnosticado precocemente” alunos que apresentam dificuldades de adaptação ao ambiente escolar rotulando muitas crianças, que estigmatizadas passam a sofrer os danos decorrentes da falta de informação e muitas vezes prejuízos que lhe acompanharão por toda a vida, como baixa-auto-estima, dificuldades de socialização e baixo rendimento.


O TDAH chega a atingir de 3 a 5% da população escolar infantil.


Sua origem é genética e seus portadores apresentam uma taxa menor de dopamina, um neurotransmissor responsável pelo controle motor e atenção, tendo como conseqüência a falta de concentração, característica primordial do hiperativo, e o esquecimento daquilo que lhe é pedido.


A incidência é maior em meninos, chegando a 80% dos casos.

Características Marcantes na criança hiperativa


• Para caracterizar um hiperativo é importante se levar em conta o tempo que a criança começou a apresentar os sintomas. Segundo o DSM IV (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais) os sintomas deverão ser ininterruptos e com duração mínima de seis meses sem limitar-se a apenas uma situação.


• Não consegue prestar muita atenção a detalhes ou comete erros por descuido nos trabalhos da escola ou tarefas.


• Parece não estar ouvindo quando se fala diretamente com ele


• Não segue instruções até o fim e não termina deveres de escola, tarefas ou obrigações


• Distrai-se com estímulos externos


• Sai do lugar na sala de aula ou em outras situações em que se espera que fique sentado.


• Corre de um lado para outro ou sobe demais nas coisas em situações em que isto é inapropriado.


• Não pára ou freqüentemente está a “mil por hora”.


• Fala em excesso e tem dificuldade de esperar sua vez


• Responde as perguntas de forma precipitada antes delas terem sido terminadas .


Como saber quando seu filho é TDAH...



• Pelo menos 6 das características anteriormente descritas tem que estar presentes, durante pelo menos 6 meses ininterruptos.


• Características desenvolvidas antes dos 7 anos.


• A criança deve apresentar esse tipo de comportamento em pelo menos 3 tipos de ambientes diferentes


COMO AJUDAR...




• Buscar Informação e Esclarecimento


• Parceria com a Escola – Ouvir os professores, coordenação e todos que lidam direta ou indiretamente com a criança, para através de um diálogo, estabelecer uma linha de atuação que favoreça o desenvolvimento escolar da criança.


A escola deve estar preparada para auxiliar o TDAH oferecendo suporte pedagógico adequado, preparando toda a equipe para assisti-la. O dia a dia em sala de aula é muito importante. As aulas devem ser vibrantes, com conteúdos e exposições de formas diversificadas, pois o período de atenção da criança é muito pequeno.


Avaliações e seus respectivos métodos necessitam acompanhar a necessidade da criança.


Desde o local em que a criança ocupará na sala até a forma de comunicação com a criança,exige um preparo do corpo docente.


• Ajuda do Profissional: Psicopedagogo, Psicólogo e Neuropediatra, sendo que este último vai analisar a necessidade ou não de administrar terapia medicamentosa.


• Atividades Esportivas para que a criança possa dar vazão aos seus impulsos e energia.


• Família, auxiliando e conduzindo a criança em suas responsabilidades, limites, disciplina e apoio afetivo.


O conjunto de informações aqui relatadas faz parte da forma mais usual de acompanhamento que tenho realizado ao longo do meu tempo de atuação e intervenção junto às crianças, famílias e escolas. O trabalho não se esgota aqui. Cada criança apresenta um repertório diferente de comportamento e o ambiente em que está sendo educada e formada, favorece muito o sucesso ou fracasso de todo o trabalho. Existem inúmeras possibilidades de trabalho junto ao TDAH. Contudo o amor e o carinho de todas as pessoas que lidam com a criança, serão fundamentais para o desenvolvimento dela.







2 comentários:

  1. Foi muito difícil passar por esta situação. Talvez o pior seja reconhecer que nosso filho precisa de ajuda, mas com a graça de Deus e o apoio de profissionais capacitados podemos oferecer a eles uma vida saudável.Mary, valeu por tudo!!! Deus a abençoe sempre!!!

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  2. É muito complicado reconhecer uma cça hiperativa, tenho 22 alunos do 1°estágio em um CEI e ´so na minha sala tenho 3 cças que se enquadram nestas caracteristicas não sei se são hiperativas mas tenho buscado muitos métodos e muitas atividades diferenciadas para poder trabalhar um pouco com eles, mas ainda assim sinto que não tenho sucesso as atividades duram em média 10min. e mesmo assim é dificil prender a atenção deles.
    Obrigada por colocar este assunto em pauta. bjos fiquem na paz.....

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Poemia

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