Poemia é a palavra do original grego, que significa: "Obra Prima de Deus". Este espaço é reservado para postagem de artigos da minha autoria relacionados a Psicologia,Psicopedagogia e Teologia.
sexta-feira, 11 de setembro de 2009
Ensinando o valor do dinheiro para seu filho
APRENDER A ECONOMIZAR COMEÇA CEDO
Os especialistas em finanças pessoais são unânimes: os pais ainda têm dificuldades de ensinar os filhos a como ganhar, guardar e gastar dinheiro. Analisam algumas causas:
A cultura inflacionária que o Brasil viveu durante anos, que promoveu a inviabilização de planejamento a longo prazo.
O consumo desenfreado estimulado pela mídia:televisão e ciberespaço.
Ausência de apoio para ensinar as crianças a gastar a mesada com moderação.
Uma coisa é certa: As crianças que não aprendem desde cedo a: economizar, guardar e usar o dinheiro tendem a ser descontroladas na vida adulta.
Com a aprovação da lei da Guarda Compartilhada,a separação de um casal muitas vezes causa o sentimento de divida emocional para com os filhos.
O mau hábito das recompensas financeiras gera na criança o mecanismo da troca e do materialismo. Regras, deveres e limites deveriam seguir o caminho da consciência e não da recompensa monetária, o que semeia cada vez mais uma geração oportunista.
O economista Marcos Alves alerta: “os pais devem estar compromissados com a vida da criança cumprindo rigorosamente com o seu dever financeiro, para que além do trauma natural de uma separação a criança não se submeta a mais um trauma”...
O caminho das finanças, desde o berço...
Desde o nascimento do bebê, os pais começam a ensinar o que ele precisará saber para o resto da vida:
Comer
Falar corretamente
Hábitos de higiene
Limites ( ao menos deveriam....)
As crianças imitam os adultos: No Caixa eletrônico e na Hora das compras.....
Sete dicas para Educação Financeira dos filhos...
1º. Ensine claramente ao seu filho o que é necessidade e o que é desejo. 70% DE TUDO que compramos é desejo, portanto é onde podemos economizar... Depois da necessidade e do desejo, EXPRESSEM se vocês têm ou não o dinheiro para comprar este desejo ou aquela necessidade.
2º. Ensine o que é caro e o que é barato... Às vezes o filho quer uma camiseta oficial do time: R$ 500,00... Este valor pode pagar o supermercado o mês inteiro.
3º. Ensine o seu filho a fazer uma lista de compras do supermercado. Peça a ele que acompanhe o estoque nos armários e os produtos que realmente estão faltando.
4º. Mostre ao seu filho como é importante economizar na água, luz, conta de telefone e como evitar os desperdícios. Informe para a criança os resultados dos esforços dele na conta.
5º. Toda a família deve ter um orçamento, que deve ser discutido com a participação de todos os membros da casa.
6º. Criação e a manutenção da mesada. É um instrumento valioso para seu filho aprender a lidar com o dinheiro.
7º. O Processo de Educação Financeira leva tempo, não existem imediatismos nesta matéria, portanto, não desista nunca!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Poemia
;
Gostaria de mais informações de como ensinar o filho a gastar a mesada de forma útil. Agradeço.
ResponderExcluirEne
Ene: Recomendo a leitura junto com a criança da Coleção Turminha do Cifrão de Alvaro Modernell.
ResponderExcluirVisite também o blog: http://dinheirama.com/blog e o site: www.edufinanceira.com.br e click no link voltado para crianças.