quinta-feira, 3 de setembro de 2009

DISLEXIA








A dislexia é um distúrbio na leitura afetando a escrita, normalmente diagnosticado no período de alfabetização, período em que a criança inicia o processo de leitura de textos. Seu problema torna-se bastante visível quando tenta soletrar letras com bastante dificuldade e sem sucesso.
A palavra dislexia encontra seu significado do grego: Dis-dificuldade e Lexia-Linguagem, o que resulta em: Dificuldade de aquisição da linguagem.
Dislexia não é uma doença, mas uma dificuldade que ocorre no processo de leitura, produção da escrita, soletração e ortografia.
São alterações resultantes de limitações sensoriais discretas ou de anomalias que prejudicam a coordenação viso-audio-motora.

Características principais: Dificuldade na compreensão da leitura e produção de textos. Apresenta baixa-auto-estima, dificuldade em resumir idéias, dificuldade no ditado e troca sons/letras.


Sua origem é neurológica, hereditária e congênita, ou seja, o individuo nasce disléxico.


A maior incidência de casos diagnosticados prevalece entre o sexo masculino.


Contudo, são fatores altos do disléxico: ótimo nível intelectual, criatividade acima da média, bom humor, facilidade na socialização, aptidões artísticas e intuitivas e possuem habilidade em lidar com várias situações ao mesmo tempo.


A dislexia não limita a atividade intelectual e profissional do individuo e podemos encontrar ao longo da história, grandes personalidades portadoras de dislexia: Einstein, Leonardo da Vinci, Thomas Edison, Tom Cruise e até George W. Bush.


O papel dos pais e da escola é encaminhar a criança que apresenta estas características para um diagnóstico adequado junto à uma equipe multiprofissional, à saber: Neuropediatra, psicopedagogo, fonoaudiólogo e psicólogo e prestar todo o apoio emocional e afetivo à criança, pois a dificuldade de aprendizagem afeta a auto-estima da criança e gera muita ansiedade na família que não encontra razões especificas que justifiquem o fracasso da criança na escola ou quando adulto, em sua vida acadêmica.


A ABD – Associação Brasileira de Dislexia presta a sociedade um excelente serviço de diagnóstico e apoio às famílias, professores e profissionais que lidam com o disléxico. Maiores informações você pode encontrar no site da instituição: www.dislexia.org.br







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para avaliação do artigo, expresse aqui sua opinião!

Poemia

;