quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Seu local de trabalho: um campo missionário...


Todas as esferas de atuação do homem são campos onde o chamado pode e deve ser exercido, inclusive o local de trabalho, onde o exercício profissional pode se tornar para Deus um verdadeiro ministério, mediante a conduta e a atitude de servo.
Atender o chamado de Deus e fazer a Sua obra não significa necessariamente ser um obreiro de tempo integral, e muitas vezes, não é preciso nem mesmo fazer parte do ministério eclesiástico.


Deus realmente chama alguns para trabalharem exclusivamente na obra, no entanto, atuar efetivamente na obra não é o único meio de obedecer ao chamado e aos propósitos de Deus em nossas vidas.


A compreensão que se tem - geralmente - sobre esse assunto é que Ele simplesmente nos convoca para atuarmos como obreiros efetivos em sua obra, independente da profissão que tenhamos.


Com efeito, a primeira imagem que nos vêm a mente quando imaginamos a convocação de Deus para trabalhar na sua seara é a de uma pessoa pregando dentro de um templo repleto de pessoas, ou então, trabalhando numa atividade missionária em outro país


Em determinado momento da vida a pessoa chamada por Deus, se obediente fosse, deveria abandonar sua carreira profissional e entregar-se completamente à obra.


É óbvio que muitos cristãos são chamados para atuarem como “levitas” de Deus. Ou seja, são vocacionados e separados para atuarem exclusivamente na obra.


“Quem almeja o episcopado excelente obra deseja ( Tm. 3.1). O apóstolo dos gentios ainda afirmou noutra ocasião que Deus deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros evangelistas, e outros para pastores e doutores (Ef. 4.11).




O chamado de Deus para a vida do homem é bem mais amplo que a atuação por meio de cargos na igreja local. Mais que isso, o chamado divino envolve tudo o que somos, fazemos e investimos na obra, em qualquer local e momento. Tudo o que fizermos devemos fazer para a glória de Deus (I Cor. 10.31).


Pessoas que fazem de suas atividades profissionais campo de atuação missionária, colocando opiniões verdadeiramente bíblicas em um mundo cada vez mais secularizado. E é exatamente disso que a igreja cristã necessita: estar atuante em todos os estratos e camadas da sociedade, com pessoas capacitadas para defender o pensamento cristão


Toda atividade profissional tem potencial para servir como instrumento nas mãos de Deus. Do médico ao vendedor. Do juiz ao prestador de serviços. Do farmacêutico ao administrador. Enfim, todo ofício pode ser usado na obra de Deus.


O erro é quando as pessoas imaginam que suas atividades nada tem que ver com a obra de Deus, ou por não verem nenhum relacionamento com o mundo espiritual ou então por acharem suas profissões pequenas demais para tal propósito.


Muitos de nós, cristãos, temos uma visão míope sobre o que realmente vem a ser o chamado de Deus para nossas vidas.


“Vós sois do sal da terra e a luz do mundo”. E isso é feito principalmente no campo profissional, onde as pessoas passam a maior parte de suas vidas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para avaliação do artigo, expresse aqui sua opinião!

Poemia

;