quinta-feira, 29 de outubro de 2009

POR QUE MEU FILHO NÃO APRENDE?




Está chegando o final de mais um ano letivo e muitos pais deparam-se com a angústia de não vislumbrarem a aprovação do seu filho para a série seguinte.

Investiram junto com as crianças durante o ano inteiro, na jornada chamada aprendizagem e o resultado frustrante surge: REPROVAÇÃO.

Em muitos casos, a criança não é retida na mesma série porque não se empenhou o suficiente. Reprovação é o resultado de vários sintomas que essa criança está demonstrando e que precisam de uma investigação séria por parte da família e da escola.

Por que meu filho não aprende? É a indagação de muitos pais, arrasados por não encontrarem respostas.

Muitas vezes algumas interpretações surgem no meio do caminho, mas por anos a fio, mascaram a dificuldade real da criança. Os pais muitas vezes ouvem as seguintes frases em “determinadas reuniões de escola”:

- Seu filho não aprende porque é imaturo.

- Seu filho não aprende porque não tem limites.

- Seu filho não aprende porque é preguiçoso.

- Seu filho não aprende porque é distraído e bagunceiro.

- Seu filho... Seu filho...

E o pai muitas vezes aceita, e vai criando dentro de si mesmo uma sensação de fracasso intensa e se questiona: Onde falhei. Por desconhecimento aceita as afirmações acima e por falta de orientação e esclarecimento não investiga estes sintomas que a criança apresenta.

Para trilharmos o caminho para uma verdadeira compreensão deste tema, é necessário entender o que de fato é aprendizagem, que definimos em 3 tipos básicos.

Subaprendizagem – Entrou em contato com assunto e não assimilou....

Aprendizagem Simples – Entrou em contato com o assunto, prestou atenção, mas não memorizou.

Superaprendizagem ou aprendizagem ideal – Entrou em contato com o assunto , prestou atenção, assimilou e memorizou.

Se a criança encontra-se nos 2 primeiros tipos:É necessário realizar um diagnóstico criterioso que investigue a causa que está provocando seus limites.

Todo sintoma que a criança apresenta, nos dá uma idéia de um problema que ela enfrenta e sinaliza a hora de buscar ajuda.


Os transtornos de aprendizagem podem ser explicados a partir de diversas etiologias:

Falta de oportunidades e estimulo para aprendizagem dentro de casa

Ensino deficiente: A escola não possui um sistema de ensino adequado e professores mal preparados e despreparados.

Fatores culturais: Se o presidente da república não estudou, porque eu devo estudar?

Comprometimento visual: Baixa acuidade visual, miopias e astigmatismo

Comprometimento auditivo: Doenças que não foram adequadamente tratadas no inicio da infância e que deixaram seqüelas que não foram investigadas.

. Processamento auditivo central: Geram dificuldades de atenção (que são confundidas com ritmo lento e desmotivação da criança)Ela ouve mas não processa a informação corretamente

Retardo mental: Diversas origens: Dificuldades na gestação ou no nascimento da criança: Anóxia de parto, infecções, doenças na gravidez e fatores genéticos.

Transtorno global do desenvolvimento: Dificuldades motoras, comprometimentos neurológicos, entre outros.

Transtorno da comunicação: gagueira, dificuldade na fala.

. Doenças, Transtornos e Síndromes que merecem um diagnóstico mais especifico por parte de equipe multiprofissional: Dislexia, Hiperatividade, Epilepsia, Discalculia, Autismo, Psicoses e Transtornos de personalidade e comportamento.

. Psicológicas: Traumas, problemas familiares e emocionais.

. Orgânicas: Desnutrição, doenças e sono.

Busque sempre uma resposta!
E aqui um recado especial para o pai que é cristão: Não desmereça o papel importante de profissionais. Deus permitiu a existência da Ciência e da Tecnologia para serem instrumentos Dele. Consulte profissionais sérios para avaliarem seu filho: Neuropediatra, Psicólogo, Fonoaudiólogo, Terapeuta Ocupacional, enfim, geralmente durante o diagnóstico você vai ser convidado a conhecer algum deles.

Reflita isso!

3 comentários:

  1. OLÁ!

    A Paz.

    Vim retribuir a visita, e logo no seu primeiro Post eu parei. Minha esposa é pedagoga, há cinco anos lecionando para classes de recuperação de Ciclo I. Ela entende todas aquelas divisões e subdivisões de "silábico", "silábico com valor" etc. Ela é muito compentente no trabalho que faz. Outro dia, ela comentou comigo sobre uma criança que de "repente" não conseguia mais criar textos. De um semana para outra se "esquecera" de tudo.

    Ao conversar com a avó, soube que o pai, na semana anterior, chegara em casa drogado, bateu violentamente na mãe, na frente do aluno, e se não bastasse o atirou contra a parede, deixando-o muito machucado. Teve que buscar refúgiona casa da avó.

    Minha esposa, ainda sem saber o caso, deu como tarefa, na segunda-feira, a criação de um texto livre. E o garoto escreveu duas linhas.

    "O pai do menino chegou em casa à noite atrasado. Ele bateu muito na mãe do aluno. E depois bateu também no aluno.
    O aluno sou eu."
    Como já tive oportunidade de trabalhar com jornal, disse a minha esposa que o texto do garoto parecia texto de jornal, pois não tinha adjetivos nem apostos. Era um texto curto e fiel aos fatos.

    E eu fico pensando, quantas crianças neste país não devem ter sérios problemas de aprendizagem, por causa da violência doméstica?

    Deus lhe abençoe muito este trabalho. Gostaria de trocar mais informações. Estamos tocando um projeto de fomento e popularização de blogs entre cristãos para produção e publicação de conteúdo na Web.

    Irmão João Cruzué

    Mais ou menos isso. Ou menos que isso.

    ResponderExcluir
  2. João, foi um prazer tê-lo por aqui.Quero trocar informações sim e contribuir muito para o reino. Deus o abençoe!!!!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo artigo Dra: Marilene, em poucas linhas a Sra, quase que decifra o meu drama,e com o comentário do Sr,João ficou mais certo que eu preciso prestar mais atenção em meu filho.Alias muito prazer, me chamo Hamilton sou pai de Jean, menino de 7 anos que vem deste o jardim de infância com dificuldade no aprendizado, minha esposa me acusa, porque sou muito enérgico com ele.E agora no 3 ano as coisa parece se complicar. No meu ver ele é muito distraido, vive sonhando acordado, um excelente garoto, educado, só não aceita qualquer comentário meu com uma outra pessoa.Por favor o que sujere que eu faça.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para avaliação do artigo, expresse aqui sua opinião!

Poemia

;