sexta-feira, 9 de outubro de 2009

EMPATIA






A bênção dada aos gritos cedo de manhã, como

maldição é recebida. - Provérbios 27:14



Tenho gostado muito da Campanha Nacional pela Educação no Trânsito. Achei muito interessante um destes comerciais que mostram um homem ziguezagueando com o carrinho de compras pelas filas do caixa no supermercado, para cortar as filas. Igualzinho ao trânsito que enfrento à noite em São Paulo.

Não existe nada tão desconcertante como a grosseria.Ela é o fruto que acompanha as pessoas desprovidas de empatia.

Empatia é a capacidade de colocar-se no lugar do outro, sentir o que o outro sente e conseguir ser o suporte do outro, sem deixar se abater pelo que recebe.

O nosso mundo está precisando demais da relação de empatia. O que assistimos todos os dias, principalmente nos centros urbanos, são pessoas que se irritam com muita facilidade sem ao menos prestar atenção nas motivações das pessoas.

Aprender a se colocar no lugar de outrem não é tarefa das mais fáceis. Aprendi em aconselhamento, que precisamos enxergar o elefante gigantesco, chamado problema que o outro está vendo e não apenas enxergar aquilo, como um miserável mosquito.

Sem empatia, passamos como um verdadeiro rolo compressor por cima das pessoas e conseguimos ainda justificar isso com diversos nomes:

Minha liderança é forte...

A obra de Deus não pode parar...

É bom me dar os 5 minutos...

E por falar nos 5 minutos, respire fundo e analise suas reais motivações. Por mais sinceras que sejam não justificam a ira, a palavra dita fora de tempo ou o furor que desconcerta todos ao redor. Você descobre no final que a maior vitima de tudo isso é você mesmo. As pessoas começam a se afastar de você e se elas não podem se afastar permanecem com você num relacionamento vazio e sem cor, ficam como flores de plástico, artificiais.

Por muitas vezes o nosso egoísmo e a falta de autoconhecimento nos deixa escravizados nestes paradigmas.

Deixe a acidez de lado e comece a se imaginar no lugar das pessoas.

Reflita isso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para avaliação do artigo, expresse aqui sua opinião!

Poemia

;