sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Show de Professor!!!!



Um estudo realizado na Universidade da Califórnia em Los Angeles mostra que o impacto de uma aula é feito de: 55% estímulos visuais (como você se parece, anda e gesticula); 39% estímulos vocais (como você fala, sua entonação e timbre) e 7% apenas de conteúdo verbal (tema sobre o qual você fala).

O aprimoramento das aulas, apesar de vantajoso, não é fácil para o professor. Muitas vezes, os obstáculos vem dos próprios colegas.

Não sugerimos que você se torne um apresentador de televisão do dia para noite, que dê um show pelo show, que conte piadas sem parar. Acima de tudo, deve estar a sua disciplina.

Essa maneira diferente de lecionar deve ser encarada como mais uma ferramenta a sua disposição, mais uma maneira de atrair a atenção dos seus alunos. E, principalmente, de abrir horizontes profissionais.

Assassinos: Precisamos espantar os assassinos da criatividade,como por exemplo: a autocensura, fixidez ou rigidez funcional ou até mesmo a frustração, que nos tiram do bom caminho da criação.

O que é criatividade afinal?

• O professor pode fazer micagens e, no entanto, não desenvolver a criatividade. Não é porque a aula é alegre que a criatividade está promovendo-se..

• Aula show?

• As escolas também estão aprendendo a diferenciar o professor que consegue realmente fazer algo diferente daqueles que apenas empetecam as aulas.

• Criar e vivenciar e tirar da sua experiência novas respostas, outros caminhos para a ação a seguir. Então, quanto mais velho, mais criativo eu serei? Talvez, pois o ato de criar depende das vivencias. No entanto, apenas a passagem do tempo nem sempre fornece o feedback criativo em nossas ações, sendo também importante o modo como as vivenciamos.

• Criatividade passa necessariamente por experimentar coisas novas, por não se acomodar em um só caminho, por se desenvolver e aprender coisas novas sempre Portanto, quando desenvolvemos a criatividade, melhoramos consideravelmente a nossa auto-imagem e a nossa auto-estima. Podendo discernir melhor as coisas que são importantes para nós, conseguimos gerar idéias novas e únicas a todo o momento, o que é fundamental para o nosso desenvolvimento,


• Não é o cabelo verde, subir em cima da mesa, dançar com os alunos. E fazer o que for preciso para despertar o interesse e garantir a atenção da turma. Muitas vezes, isso e conseguido com um novo tipo de exercício, lápis e papel. Por que não?

Algumas Dicas:


• Leia muito, de grandes livros de Filosofia a bula de remédio. De vez em quando, compre uma revista de um assunto que não tenha nada a ver com você: skate, pescaria, tricô.

• Faca caminhos diferentes para ir à escola, e preste atenção no que passa por você.

• Nunca pare de se desenvolver. Mesmo que esteja satisfeito com sua forma de dar aula, desafie-se a sempre melhorar

• Converse com vizinhos e com pessoas de outros ramos de atividade, aprenda com elas

• Procure olhar tudo com os olhos de um alienígena. Por que as coisas ocorrem de determinada maneira? Por que determinado material didático esta naquela posição? Será que não há uma maneira mais pratica, fácil ou inteligente de organizar e usar aquilo?

• Invista em um livro engraçado? De piadas, de charges ou cartuns e similares. Antes de um encontro ou aula potencialmente estressante, leia algumas paginas. Assim você relaxara seus nervos e isso pode ajudá-lo a criar uma frase engraçada que cortara a tens?o do encontro, ajudando todos a encontrar a melhor solução.

• Lembre-se sempre dos motivos pelos quais você quis ser professor. O que o motiva, a sua alegria de lecionar.

• Jornais é outra grande fonte de informação sobre seus alunos, sempre estão publicando pesquisas sobre o comportamento e a cabeça dos mais jovens. Acompanhe esses estudos de perto.

• Procure conhecer pessoas que trabalham em creches, hotéis infantis ou colônias de ferias. Peça dicas sobre o que incomoda o pessoal mais jovem.

• Ensine-os a pensar. Assim, você não apenas da um tesouro que será usado a vida inteira, mas facilita também o aprendizado

• Use experiências e qualidades dos próprios alunos em suas aulas.

• Um show de Professor na sala de aula!

• Convém nunca esquecer que a expressão é a diferença vital entre o homem e a máquina, o que iguala-o à natureza e aproxima de Deus .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para avaliação do artigo, expresse aqui sua opinião!

Poemia

;