terça-feira, 13 de outubro de 2009

FILHOS TIRANOS X PAIS PERDIDOS


Dia das Crianças!


Um dia sempre muito marcado pelas festas e comemorações em todo o pais.

Contudo, um dia propicio para observar em parte, o rumo da educação que muitos pais tem dado aos seus filhos.

Conversando com um membro da minha igreja, fiquei muito feliz e aliviada em saber que muitos pais ainda sabem como educar e aplicar limites aos seus filhos.

Ele me disse que sua filha não recebe presentes em datas comemorativas. Ela recebe uma mesada que está aprendendo a administrar. A criança poupa a quantidade necessária para comprar o que deseja e quando consegue o valor, escolhe o que o seu dinheiro pode comprar. O pai me disse que este procedimento tem ensinado sua filha a valorizar , consolidar e administrar seu dinheiro, assim como valorizar o que recebe.

Infelizmente este exemplo não se cumpre em muitos lares, inclusive os cristãos. Os pais preferem ficar endividados ao terem que ser confrontados pelos filhos e temem perder o seu amor, caso não atendam suas exigências, baseadas em desejos e não em necessidades.

Uma verdadeira educação:

Ensina a tolerar pequenas frustrações no presente para que, no futuro, os problemas da vida possam ser superados com equilíbrio e maturidade

Demonstra que existem OUTRAS pessoas no mundo. Assim evita que seu filho cresça achando que todos no mundo têm de satisfazer seus mínimos desejos e, se tal não ocorrer (o que é mais provável), não conseguir lidar bem com a menor contrariedade, tornando-se, aí sim, frustrado, amargo ou, pior, desequilibrado emocionalmente.

Leva a criança compreender que seus direitos acabam onde começam os direitos dos outros.

Dizer "sim" sempre que possível e "não" sempre que necessário.

Mostrar que muitas coisas podem ser feitas e outras não podem ser feitas.

Desenvolver a capacidade de adiar satisfação (se não conseguir emprego hoje, continuará a lutar sem desistir ou, caso não tenha desenvolvido esta habilidade, agirá de forma insensata ou desequilibrada, partindo, por exemplo, para a marginalidade, o alcoolismo ou a depressão).

• Saber discernir entre o que é uma necessidade do filho e o que é apenas desejo.

• Ensinar que a cada direito corresponde um dever e, principalmente:

• Dar exemplo! Quem quer ter filhos que respeitem a lei e os homens, tem de viver seu dia-a-dia dentro desses mesmos princípios, ainda que a sociedade tenha poucos indivíduos que agem dessa forma.


DAR LIMITES NÃO É....

• Bater nos filhos para que eles se comportem. Quando se fala em limites, muitas pessoas pensam que significa aprovação para dar palmadinhas, bater ou até espancar

• Fazer só o que vocês, pai ou mãe, querem ou estão com vontade fazer.

• Ser autoritário, dar ordens sem explicar o porquê, agir de acordo apenas com seu próprio interesse, da forma que lhe aprouver, mesmo que a cada dia sua vontade seja inteiramente oposta à do outro dia, por exemplo.

• Deixar de explicar o porquê das coisas, apenas impondo a "lei do mais forte".

• Gritar com as crianças para ser atendido.

• Deixar de atender às necessidades reais (fome, sede, segurança, afeto, interesse) dos filhos, porque você hoje está cansado.

• Invadir a privacidade a que todo ser humano tem direito.

• Provocar traumas emocionais, humilhações e desrespeito à criança. Toda criança tem capacidade de compreender um "não" sem ficar com problemas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para avaliação do artigo, expresse aqui sua opinião!

Poemia

;