Poemia é a palavra do original grego, que significa: "Obra Prima de Deus". Este espaço é reservado para postagem de artigos da minha autoria relacionados a Psicologia,Psicopedagogia e Teologia.
quarta-feira, 9 de setembro de 2009
LIÇÃO DE CASA... PARA ATRAVESSAR OS PORTÕES DA ESCOLA
A lição de casa é uma rica oportunidade para a criança exercitar todas as informações que recebe na escola e fixar os conteúdos.
É uma poderosa arma no tocante a aprendizagem, pois o aluno tem nela, a possibilidade de avaliar se aprendeu ou não a matéria.
O professor através da lição de casa, o utiliza como um indicador da compreensão dos alunos.
O aluno ganha uma oportunidade de rever sozinho sua aprendizagem, tornando-se independente e ganhando cada vez mais autonomia.
A lição de casa explora a possibilidade da criança ir procurar e investigar suas dificuldades, explorando outras possibilidades.
É provado cientificamente, que a nossa atividade cerebral é mais ativada através do processo do questionamento e da dúvida. O cérebro age como se estivesse “incomodado” e buscamos soluções para aquilo que nos perturba.
A lição de casa, portanto, deve ser desafiadora. Não pode ser uma mera cópia de livros ou Internet. E jamais pode ser encarada ou utilizada como punição na vida da criança.
Neste momento os pais e a família são fundamentais. Devem ser apoiadores e auxiliar a criança na feitura das tarefas, ajudando a ativar o raciocínio e a criatividade da criança.
Jamais fazer a tarefa da criança. Vale lembrar que os pais, enquanto os maiores educadores dela devem ensinar a criança o valor da responsabilidade e a conseqüência de suas atitudes.
Segundo a pedagoga Renata Pinheiro, “Os pais não devem jamais tratar a lição como uma atividade que atrapalha a vida doméstica, mas como um compromisso importante que não pode deixar de ser cumprido”.
O comportamento dos pais em relação à educação interfere muito na motivação dos filhos. As crianças estão sempre atentas e percebem quando os pais não valorizam a educação, através das atitudes que eles expressam. Por exemplo: - Filho deixa essa lição para depois, pois agora nós vamos à casa da titia e lá você poderá brincar com seus primos... A criança aprende com esse gesto que tarefa escolar não é prioridade!
Contudo, a dinâmica contrária também é nociva. Quando a necessidade de lazer e diversão da criança não é suprida, automaticamente ela desloca para momentos inoportunos, como a escola e o horário do cumprimento das suas responsabilidades.
O professor deve aguçar o interesse e a criatividade da criança através da lição de casa.
Segundo os resultados do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB) divulgados no ano passado, os alunos com o hábito de fazer as tarefas obtiveram, na 4ª. Série, 18 pontos a mais em Matemática, o mesmo aconteceu com Língua Portuguesa na 8ª. Série.
Portanto, fica provado que a aprendizagem atravessa os portões da escola.
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