Poemia é a palavra do original grego, que significa: "Obra Prima de Deus". Este espaço é reservado para postagem de artigos da minha autoria relacionados a Psicologia,Psicopedagogia e Teologia.
quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010
SÉRIE: Distúrbios de Aprendizagem e Desenvolvimento - TDAH
É a sigla para transtorno déficit de atenção e hiperatividade.
Causa: Origem congênita, ou seja, a criança nasce com o transtorno.
Os cientistas e pesquisadores até os dias atuais, não chegaram acerca de um denominador comum, que explique o que faz uma criança nascer portadora do TDAH. Contudo, a maioria ressalta que talvez a mudança do padrão de comportamento feminino e a jornada exaustiva de muitas mulheres, que necessitam exercer múltiplos papéis e a agitação oriunda destas tarefas, podem ser fatores que determinariam o transtorno na criança. Contudo, 99% das crianças TDAH, são frutos de parto cesariana.
Desde a mais tenra idade, os pais observam que a criança possui características muito marcantes:
. Sono Agitado
. A criança está sempre a “mil por hora”
. São impulsivas
. Falam sem parar, (principalmente as meninas) e interrompem “involuntariamente” a fala do outro
. Não conseguem concentrar-se em atividades, principalmente escolares
. Dificuldade em focalizar a atenção. Quer prestar atenção em tudo ao mesmo tempo
. Não conseguem concluir tarefas.
. Falam sem pensar (O freio inibitório não funciona adequadamente)
. Não consegue se manter muito tempo em uma mesma brincadeira
. Muita agitação motora
. Dificuldade em estabelecer seus próprios limites
. Dificuldade em lidar com espaço
. São MUITO INTELIGENTES.
Diagnóstico: Um trabalho sério, necessita contar com a participação de uma equipe multiprofissional que irá verificar se:
. A criança se comporta desta maneira em pelo menos três ambientes diferentes
. Se apresenta pelo menos 6 características descritas acima desde a mais tenra idade
. De acordo com o levantamento dos antecedentes da criança, se o repertório do comportamento não está associado a alguma doença ou patologia presente na criança
. O diagnóstico leva em consideração à escuta de no mínimo três profissionais:
. Médico (Neuropediatra), Psicólogo e Professor.
. A família precisa ser bastante ouvida para confirmar a hipótese de TDAH.
Seu filho é TDAH, e agora?
Não entre em pânico! TDAH não é uma doença, mas um transtorno que confere ao cérebro um funcionamento diferente.
Dois neurotransmissores: Dopamina e Noradrenalina quando não executam sua função adequadamente, tornam á área perceptual do individuo, responsável pela atenção, atuar de uma forma mais lenta, conferindo ao seu portador bastante agitação e falta de atenção.
Muitas vezes a criança pode ser portadora de transtorno com déficit de atenção, ou combinada com hiperatividade.
Os DA´s, como são mais conhecidos, são crianças que tem maior dificuldade de atenção e concentração e na sua grande maioria apresentarão dificuldades escolares, se não receberem acompanhamento adequado.
Muitos indivíduos passam anos a fio com dificuldades escolares e principalmente na esfera dos relacionamentos, porque não foram diagnosticadas adequadamente.
O diagnóstico é mais efetivamente concluído, quando a criança atinge 6 anos de idade, ou seja, está na escola, inserida no mundo dos relacionamentos e da aprendizagem mais formal.
Portanto:
. Busque bons profissionais para efetivarem um diagnóstico cauteloso.
. O médico é o único profissional habilitado para sugerir o uso de medicamento ou não. A droga mais conhecida do mercado é o metilfenidato: Ritalina. É uma substância que possui efeito apenas algumas horas, utilizada pelos pais principalmente no horário que a criança está nas aulas. Já existe o CONCERTA, que nada mais é que a mesma substância com efeitos para o dia todo.
A droga não causa dependência, mas precisa ser muito bem acompanhada pelos médicos, pois apresenta efeitos colaterais importantes.
. O psicólogo infantil auxiliará muito a criança, principalmente a reconhecer sua agitação, distração, recuperar a autoestima e estabelecer seus limites e do outro.
. O psicopedagogo poderá auxiliar no direcionamento de uma conduta que promova uma melhor aprendizagem na escola.
. Os pais necessitam ser firmes e exercer bastante autoridade. Estabelecendo regras, deveres e conseqüências. Jamais justificar todas as dificuldades da criança baseando-se no TDAH.
. A escola precisa ser parceira e professores devem ser treinados e capacitados para auxiliarem a criança no seu desenvolvimento. Existe uma legislação especial, que asseguram os direitos da criança TDAH na escola. O TDAH é considerado uma inclusão na escola.
Cuidar de uma criança TDAH é um privilégio. A doçura e a espontaneidade delas tornam as pessoas ao seu redor, muitos especiais.
Reflita isso!
Nota: A criança acima não é TDAH. As fotos são meramente ilustrativas, devidamente autorizada pelos pais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Poemia
;
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante para avaliação do artigo, expresse aqui sua opinião!