quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

SÉRIE: Distúrbios de Aprendizagem e Desenvolvimento - TDAH




É a sigla para transtorno déficit de atenção e hiperatividade.

Causa: Origem congênita, ou seja, a criança nasce com o transtorno.

Os cientistas e pesquisadores até os dias atuais, não chegaram  acerca de um denominador comum, que explique o que faz uma criança nascer portadora do TDAH. Contudo, a maioria ressalta que talvez a mudança do padrão de comportamento feminino e a jornada exaustiva de muitas mulheres, que necessitam exercer múltiplos papéis e a agitação oriunda destas tarefas, podem ser fatores que determinariam o transtorno na criança. Contudo, 99% das crianças TDAH, são frutos de parto cesariana.

Desde a mais tenra idade, os pais observam que a criança possui características muito marcantes:

. Sono Agitado

. A criança está sempre a “mil por hora”

. São impulsivas

. Falam sem parar, (principalmente as meninas) e interrompem “involuntariamente” a fala do outro

. Não conseguem concentrar-se em atividades, principalmente escolares

. Dificuldade em focalizar a atenção. Quer prestar atenção em tudo ao mesmo tempo

. Não conseguem concluir tarefas.

. Falam sem pensar (O freio inibitório não funciona adequadamente)

. Não consegue se manter muito tempo em uma mesma brincadeira

. Muita agitação motora

. Dificuldade em estabelecer seus próprios limites

. Dificuldade em lidar com espaço

. São MUITO INTELIGENTES.


Diagnóstico: Um trabalho sério,  necessita contar com a participação de uma equipe multiprofissional que irá verificar se:

. A criança se comporta desta maneira em pelo menos três ambientes diferentes

. Se apresenta pelo menos 6 características descritas acima desde a mais tenra idade

. De acordo com o levantamento dos antecedentes da criança, se o repertório do comportamento não está associado a alguma doença ou patologia presente na criança

. O diagnóstico leva em consideração à escuta de no mínimo três profissionais:

. Médico (Neuropediatra), Psicólogo e Professor.

. A família precisa ser bastante ouvida para confirmar a hipótese de TDAH.

Seu filho é TDAH, e agora?

Não entre em pânico! TDAH não é uma doença, mas um transtorno que confere ao cérebro um funcionamento diferente.

Dois neurotransmissores: Dopamina e Noradrenalina quando não executam sua função adequadamente, tornam á área perceptual do individuo, responsável pela atenção, atuar de uma forma mais lenta, conferindo ao seu portador bastante agitação e falta de atenção.

Muitas vezes a criança pode ser portadora de transtorno com déficit de atenção, ou combinada com hiperatividade.

Os DA´s, como são mais conhecidos, são crianças que tem maior dificuldade de atenção e concentração e na sua grande maioria apresentarão dificuldades escolares, se não receberem acompanhamento adequado.

Muitos indivíduos passam anos a fio com dificuldades escolares e principalmente na esfera dos relacionamentos, porque não foram diagnosticadas adequadamente.

O diagnóstico é mais efetivamente concluído, quando a criança atinge 6 anos de idade, ou seja, está na escola, inserida no mundo dos relacionamentos e da aprendizagem mais formal.

Portanto:

. Busque bons profissionais para efetivarem um diagnóstico cauteloso.

. O médico é o único profissional habilitado para sugerir o uso de medicamento ou não. A droga mais conhecida do mercado é o metilfenidato: Ritalina. É uma substância que possui efeito apenas algumas horas, utilizada pelos pais principalmente no horário que a criança está nas aulas. Já existe o CONCERTA, que nada mais é que a mesma substância com efeitos para o dia todo.

A droga não causa dependência, mas precisa ser muito bem acompanhada pelos médicos, pois apresenta efeitos colaterais importantes.

. O psicólogo infantil auxiliará  muito a criança, principalmente a reconhecer sua agitação, distração, recuperar a autoestima e estabelecer seus limites e do outro.

. O psicopedagogo poderá auxiliar no direcionamento de uma conduta que promova uma melhor aprendizagem na escola.

. Os pais necessitam ser firmes e exercer bastante autoridade. Estabelecendo regras, deveres e conseqüências. Jamais justificar todas as dificuldades da criança baseando-se no TDAH.

. A escola precisa ser parceira e professores devem ser treinados e capacitados para auxiliarem a criança no seu desenvolvimento. Existe uma legislação especial, que asseguram os direitos da criança TDAH na escola. O TDAH é considerado uma inclusão na escola.

Cuidar de uma criança TDAH é um privilégio. A doçura e a espontaneidade delas tornam as pessoas ao seu redor, muitos especiais.

Reflita isso!

Nota: A criança acima não é TDAH. As fotos são meramente ilustrativas, devidamente autorizada pelos pais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para avaliação do artigo, expresse aqui sua opinião!

Poemia

;