segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

SONHOS NÃO ENVELHECEM




"O sonho é uma experiência que possui significados distintos se for ampliado um debate que envolva religião, ciência e cultura. Para a Ciência, é uma experiência de imaginação do inconsciente durante nosso período de sono. Recentemente, descobriu-se que até os bebês no útero têm sono REM (movimentos rápidos dos olhos) e sonham, não se sabe com o quê. Em diversas tradições culturais e religiosas o sonho aparece revestido de poderes premonitórios ou até mesmo de uma expansão da consciência." Wikipédia
Sonho: Original do latim somnium.

Seja qual for a interpretação que você tem para esta palavra, os sonhos sempre me encantaram , sejam eles da categoria que você desejar.
Existem os sonhos de barriga cheia, aqueles que são manifestos  durante uma boa tarde de sono, principalmente depois de um indigesto roteiro gastronômico.
Existem os sonhos que são necessários para o nosso bom funcionamento psiquico  e concordo com o Freud, são manifestações do nosso inconsciente. E como nosso inconsciente é rico e criativo...Nos sonhos tudo é possível. Voamos, corremos, ganhamos competições, realizamos coisas fantásticas, enfim lá podemos tudo.
Acredito também nos sonhos de Deus. Eles são maravilhosos. Porque são planejados exatamente para nós.
Eles são magnificos, porque possuem as mais variadas idades. Eu possuo um repertório variadissimo deles. Alguns são ainda bebês , tem poucos meses de vida. Outros já são adolescentes e lutam para amadurecer, possuem alguns anos, e outros já tem bastante idade, mas não ficaram velhos.
Por quê não ficaram velhos?
. Eles tem uma vida vigorosa, continuam resistindo aos vendavais dos dias dificeis.
. Lutam para continuar existindo.
. São cultivados no campo da fé e da atitude
. Não criam rugas, porque não são baseados em preocupações e frustrações.
. Não desanimam, porque o seu combustível  e motivação para existirem são as promessas de Deus.
. São inconfundíveis e promovem paz.
Tenho uma experiência pessoal muito intensa neste assunto. Um fato é querer que aconteça algo e outra coisa é você acreditar que vai acontecer.
Os sonhos de Deus se baseam na segunda categoria: Acreditar.
O tempo pode passar, mas o sonho continua ali, novinho em folha.Sonhos não funcionam no tempo Chronos ( que pertence a este mundo) , mas ao Kairós, ( tempo oportuno de Deus) para que aconteçam as coisas.
Querido Leitor,
Um 2010 preenchido pelos sonhos de Deus em sua vida!
Reflita isso!

3 comentários:

  1. Olá Minha irmã, graça e paz.

    Estou sempre acompanhando seu blog, pois admiro muito seus post. Sempre que estou na internet gosto de passar por aqui e confirir seu post's pois são de ótima qualidade, e sempre nos ajuda quanto aos assuntos práticos de nossas vidas.

    Que Deus continue lhe abençoando...Abrçs.

    Soli Deo Gloria.

    ResponderExcluir
  2. Apaz Mary, saudades...
    Gosto muito dos seus artigos, eles me ensinam muito.

    beijos...
    Elô

    ResponderExcluir
  3. Graça e Paz, Marilene!

    O seu blog é especial para mim, nele busco dicas, repostas e reflexão.

    Assiste ao filme que indicou outro dia, fui com o meu filho e sobrinho. O final deixou-me muito mal, não sei descrever com palavras o que senti, apenas que me deu um nó na garganta, um aperto no peito e uma vontade de entrar lá em cena para tirar aquele cãozinho daquele sofrimento.

    Fiquei pensando que existem pessoas que não são capazes de esperar meia hora por alguém... Que dirá 10 anos!

    Vi que coloca aqui também algumas sugestões de livros. Trabalho com alunos entre 10 e 14 anos, você poderia me indicar uma leitura que os levasse à reflexão, mas sem falar diretamente de religião? Que talvez pudesse se transformar em um projeto...

    Abraços!
    Chris Amag

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para avaliação do artigo, expresse aqui sua opinião!

Poemia

;