segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

SUPERPROTEÇÃO – Um Analgésico perigoso





Deu no noticiário: “Menina espanca a colega da escola estimulada pela própria mãe”.

O que motiva os pais hoje em dia a adotarem um comportamento que estimule a superproteção?

Vivemos em uma sociedade que deseja a todo custo evitar a dor. Os analgésicos são variados.

Os pais cada vez mais perdidos, tentam a todo custo evitar que seus filhos não enfrentem  frustrações , necessárias para o desenvolvimento e o crescimento emocional e social.

As crianças estão tornando-se cada vez mais intolerantes aos “nãos” e os pais cada vez mais imediatistas em relação à educação dos filhos, preferem adotar o sim e mover céus e terra para que nada fuja do alcance dos seus rebentos, recorrendo a determinadas” psicologias de almanaque” para justificar seus procedimentos.

A superproteção na verdade ocasiona desproteção. As crianças vão crescendo dentro de redomas e encapsuladas pelos pais, não criam a noção de limites. Não sabem até onde podem ir, pois o “céu é o limite” para muitas. Vão transformando-se em pessoas inseguras, adolescentes arredios e adultos mimados, que se tornam instáveis em qualquer tipo de relacionamento.

São instáveis nos relacionamentos. Os colegas e os pares não suportam sua presença.

São instáveis na vida profissional. Não se fixam em nenhum emprego por muito tempo.

São instáveis na vida amorosa. O casamento não completa nem o 1º. Ano de bodas.

São indivíduos que precisam sempre de apoio e algum tipo de “bengala psicológica” para justificar suas atitudes.

Pais conscientes precisam entender que:

. Os filhos lhe pertencem, mas não o seu destino. A boa semeadura, o solo adequado, a poda e principalmente esta, precisam acontecer para que a sua criação vingue e seja saudável e vigorosa.

. Criam-se filhos para a vida. Isto envolve: Permitir que eles sofram as conseqüências dos seus atos, para se tornarem mais responsáveis. Não impedir determinadas frustrações naturais da vida, para aprender a lidar com suas próprias emoções.

. Trabalhar fora de casa é um expediente que acomete boa parte da população atual. Se um dos cônjuges não pode abdicar da atividade fora de casa, não deve jamais suprir sua ausência intoxicando seus filhos com um veneno chamado consumismo.

. Superproteção, muitas vezes mascara na verdade, a  rejeição. Os pais muitas vezes rejeitaram o filho no passado, o que gera o sentimento de culpa , compensando com todo tipo de abertura.

. Jamais vão perder o amor dos filhos por exercerem a figura de autoridade que lhe pertencem. Negar este papel é negar a oportunidade aos filhos de terem um referencial no qual se modelarão no futuro e também seus limites.

Analgésicos têm o poder de tirar a dor momentaneamente e mascarar sintomas. Tem alivio imediato da dor, mas são incapazes de extinguir o que provoca a dor.

Reflita isso!

2 comentários:

  1. Ei Marilene o site www.bemcomvoce.com já está no ar!!
    Ajude-nos a divulgar.
    Este é o link da comunidade no orkut
    http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=96649217

    Envie mais 1 post para esta semana!!
    Caso tenha alguma alteração relacionada a seu perfil, envie email!

    ResponderExcluir
  2. Nós educadores podemos ver os efeitos desse analgésico na vida das crianças de hoje.
    Mas como fazer os pais enxergarem isso?

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para avaliação do artigo, expresse aqui sua opinião!

Poemia

;