quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

GERAÇÃO BARBIE



Um dos grandes sintomas da pós-modernidade é o visual. Os valores em torno do universo corporal criaram destaque na atualidade. As pessoas estão sendo definidas pela aparência que possuem. A beleza tem sido cultuada em todas as esferas e o mito da eterna juventude é sustentada pela mídia e pelas milionárias empresas de cosméticos, dos quais o Brasil ocupa um lugar expressivo no ranking do consumo de produtos de beleza.


O cuidado com a beleza, observando seus parâmetros corretos, é saudável. O cuidado com o corpo é louvável e expressam de certo modo o bem querer consigo mesmo. Contudo, quando os limites não são observados, torna-se patológico.

A pessoa passa a viver em função da produção externa. Não aceita os sintomas naturais do envelhecimento e negando a realidade, passa a gastar tempo e dinheiro de modo anormal, tentando mascarar o tempo.

Ocupações e coisas que antes lhe davam prazer, agora são preenchidas pelo tempo interminável em academias, shoppings e centros de estética.

Cirurgias plásticas e tratamentos dolorosos, que colocam sua vida em risco não são mais avaliados, já são cogitados como naturais na agenda de “qualquer mulher eleita moderna”.

Um dos trechos que me chamaram a atenção, após a divulgação da carta da falecida atriz Leila Lopes foi: “Eu não quero envelhecer e sofrer” fonte: Folha Online.

A pressão dos tempos atuais, fazem as pessoas a não aceitarem mais um corpo que lhes pertence. Querem transformá-lo a qualquer custo.

Qual é o preço psicológico que o individuo paga com tudo isso? Não raramente, a depressão surge, pois em determinados momentos a realidade é descortinada, não tem mais como negar que o tempo chegou. O desequilíbrio surge como resposta ás sensações de angústia e frustração frente a algo que nenhum ser humano ou creme milagroso pode controlar. O envelhecimento.

Prefiro ser criativa e não pertencer a geração Barbie. Detalhe: Ela já completou 50 anos!

Reflita isso!

6 comentários:

  1. Paz Marilene!
    Ou a pessoa curti cada momento da vida,ou vai viver frustrada.
    Das marcas do tempo não tem como escapar...Podemos disfarçar!
    Eu escrevi um texto parecido com esse teu...o nome é"BELEZA PASSAGEIRA".Se tiveres um tempinho passa no meu blog e dá uma olhada.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo comentário.Vou visitar sim!

    ResponderExcluir
  3. Oi Marilene, tudo bem?
    Sou Luciana do portal Banco de Saúde.
    Gostaria de agradecer a sua participação ao movimento Espalhe Uma Vida Melhor. Poder contar com pessoas que incentivam uma vida com mais qualidade é muito importante.
    O seu blog já se encontra na página do movimento.
    Apriveitando a oportunidade, gostaria de convidá-la a criar o seu perfil de profissional de saúde em nosso site. Nesse perfil você pode incluir seu currículo, adicionar o mapa de seu local de trabalho e publicar conteúdos interessantes. Participando você se torna mais conhecida como profissional, conquista novos contatos na área, e se torna mais presente na vida daqueles que precisam de seu trbalho.
    Não deixe de participar: http://www.bancodesaude.com.br/registre-se

    Grande abraço, Marilene.

    Banco de Saúde

    ResponderExcluir
  4. Marilene, parabéns pelo post, excelente! Deparamos com adolescentes e até mesmo crianças que estão em busca de um corpo mais que perfeito.

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Ola, graça e paz!!

    GOSTEI DO TEXTO, REALMENTE ISSO É VERDADE; TEMOS QUE ENTENDER QUE UM DIA TODOS NÓS FICAREMOS VELHOS; MAIS CEDO OU MAIS TARDE

    Fica na paz!!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para avaliação do artigo, expresse aqui sua opinião!

Poemia

;