terça-feira, 17 de novembro de 2009

2012 É O FIM DO MUNDO?



Vivemos numa sociedade pós-moderna, onde as pessoas estão cada vez mais individualistas, focadas em si mesmas e egocêntricas.

A conveniência nas atitudes dos seres humanos, tem governado seus valores e notamos cada vez mais relacionamentos cristalizados e efêmeros, haja visto o número crescente dos relacionamentos virtuais.Não é por acaso que o Brasil ocupa o 2º. Lugar no ranking mundial de contas no Orkut.

Na década de 40 nós podíamos ver uma família reunida em  uma mesa.

Na década de 50 uma família reunida em torno de um rádio.

Na década de 60/90 uma família em um sofá na frente do televisor.

Século 21: a família não se reúne, nem ao menos ao redor de um objeto, mas cada membro, agora de forma individual , está na frente do computador, relacionando-se de forma virtual, ás vezes até com os próprios membros da família.

Conheço uma pessoa que “para economizar tempo” quando toma alguma decisão, manda e-mail com cópia para todos os membros da família, para garantir, segundo ele, que todos serão informados.

Caro leitor, não me sinto uma pessoa desatualizada ou fora de contexto, mas confesso que não consigo me sintonizar com esse modelo de comportamento que está ganhando muita força na atualidade.

A centralidade do eu na vida do ser humano tomou proporções incálculáveis.

A nossa cultura de época, do imediatismo e mecanizada, impedem as pessoas de observarem o outro e de se colocarem no lugar das pessoas, ou seja, adotar um relacionamento empático com seu semelhante.

Vou citar a melhor frase do filme: 2012 (Columbia Pictures, 2009) que tive a oportunidade de assistir ontem no cinema e que me chamou a atenção: “ Quando pararmos de lutar uns pelos outros, teremos perdido nossa humanidade”.

O filme retrata o fim do mundo em 2012. Absurdos à parte, efeitos especiais de primeira magnitude e muitas catástrofes, que o gênero permite, o filme mostrou um detalhe muito especial e antagônico aos dias atuais: doação.

O final dos tempos na verdade, não são as catástrofes oriundas das alterações climáticas, tsunamis, furacões, quebra da bolsa de valores ou guerra nuclear. O fim do mundo é você não perceber o seu semelhante e não reconhecer o quanto  pode fazer diferença na vida de outrem.

Reflita isso!

4 comentários:

  1. Vida moderna...laptop virou "amigo" de muita gente.Pois é Marilene,a distancia me fez ser uma pessoa que senta todos os dias na frente do meu laptop para me comunicar com minha familia e amigos. mas a coisa anda tao feia que nem consigo isso.Vc acredita? As pessoas andam tao acumuladas que sequer respondem ao e-mails, acho porque "nao tem tempo". Absurdo! Apesar do mundo estar diferente, ainda prefiro olhar para as pessoas, conversar, tentar ajudar...ao menos tenho tentado fazer isso aki na Alemanha com as poucas pessoas que conheco.Poruqe nao perdi a esperanca no ser humano, pq ainda tem gente que se preocupa com o proximo...A Paz do senhor! Bj. Monica

    ResponderExcluir
  2. Marilene, eis uma coisa em que devemos pensar: nossos relacionamentos.Você já percebeu que hoje nós não damos mais beijos, e sim escrevemos "bj"? O que alegra a nossa alma é receber um belo e carinhoso beijo, e não que alguem escreva para nós "Bj".Precisamos pensar se aquilo "que nos une" está mesmo nos unindo. Paz.

    ResponderExcluir
  3. Marilene a Paz de Cristo!

    Fico feliz em conhecer seu blog e quero parabenizá-la pelo excelente trabalho.

    Já me tornei seu seguidor e voltarei mais vezes para ler seus textos.

    Deixo o convite para conhecer meu blog: www.milerfreitas.com, seus comentários serão bem vindos.

    Deus lhe Abençoe!

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigada pela visita! Deus o abençoe!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para avaliação do artigo, expresse aqui sua opinião!

Poemia

;