quinta-feira, 10 de junho de 2010

ENGOLIR SAPOS?


Você deixa o outro te fazer de gato e sapato?

Se a sua resposta é sim, você é uma pessoa não-assertiva.

Assertividade é o comportamento do individuo que consegue dizer “não” no momento certo. Sabe dar respostas ao ambiente de maneira adequada, lidar com seus direitos e possibilidades, fazem parte do comportamento da pessoa assertiva.

A ““famosa frase” engolir sapos” é um equivoco para o comportamento humano.

O aversivo batráquio, pelo seu vantajoso tamanho, jamais conseguiria ser engolido e atravessar “goela abaixo”, também conhecida como esôfago.

O problema da pessoa não assertiva é “que os seus sapos” ficam entalados e são lançados de volta para o ambiente, mal digeridos e ácidos.

Em síntese, você já percebeu que tentar “engolir sapos” faz mal para saúde?

Assertividade é o comportamento que nos ajudar a alcançar de forma mais simples os nossos objetivos, ainda que sejam diminutos, mas representam conquistas e uma forma de alavancar aquilo que faz parte dos nossos direitos.

O comportamento assertivo, pode ser exemplificado desde você reivindicar sua vez na vaga do estacionamento do shopping, como saber trabalhar seu aumento de salário com a chefia.

Mas assertividade, não navega apenas nas praias dos direitos e reivindicações, mas também flutua no campo dos relacionamentos, adquirindo muita visibilidade, quando o individuo adquire esta habilidade social.

Além do não na hora certa, o comportamento assertivo implica o individuo não ficar sentindo-se mal sobre isso, mas sentir-se reforçado pelo fato de expressar o que sente de modo adequado, não criando uma conseqüência danosa e não afastando as pessoas, ou seja, com reações aversivas.

A pessoa se torna efetiva e passa a controlar o seu ambiente. Os outros passam a respeitar mais o individuo, porque este passa a posicionar-se em relação à tudo que acontece ao seu redor.

O comportamento passivo e pouco assertivo é um sofrimento, que leva inúmeras pessoas a conseqüências patológicas, tais como ansiedades generalizadas, fobias e transtorno do pânico.

Assertividade pode ser aprendida a qualquer momento, e você passa portanto a ser aquele que:expressa diretamente os seus pensamentos, suas opiniões, sem ameaçar ou humilhar ninguém.


Ser assertivo, implica soberanamente em ser respeitado.

Reflita isso!

Ah.....os batráquios agradecem....

4 comentários:

  1. Realmente uma grande verdade, creio que precisamos aprender a dizer NÃO na hora de da maneira correta, pois creio que diminuiria em muito os problemas patológicos enfrentados pela sociedade em geral.

    Mais uma vez parabéns pelo conteúdo muito esclarecedor.

    Em Cristo sempre,

    Jacson

    ResponderExcluir
  2. Ei Marilene muito bom o post!! Estamos publicando no www.bemcomvoce.com

    Abraços e boa semana!

    ResponderExcluir
  3. é ultimamente virei a engolidora de sapos.....nao consigo devolver a altura e vivo numa dependencia sem fim. estou acabando com o que me resta da juventude, vivendo triste e sem esperança.
    Isso sim é muito triste
    Adorei seu blog.
    Sonhadora.
    http://2010palavrasaovento.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para avaliação do artigo, expresse aqui sua opinião!

Poemia

;