segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

SEMPRE AO SEU LADO


Neste último domingo, dia 27 de dezembro de 2009, pensei que ia ficar desidratada de tanto chorar.


O motivo foi o filme: Sempre ao seu lado. Trata-se da mais recente estréia dos cinemas, estrelado pelo ator Richard Gere e um cão da raça japonesa Akita.

O filme é baseado em fatos reais, e conta a estória de um relacionamento de amizade e lealdade entre um homem e um animal de estimação.

O cenário original da estória foi no Japão, entre um escritor japonês e o cachorro que o encontrava pontualmente na estação de trem.

No filme Parker (personagem interpretado por R. Gere) é “ encontrado” por Hach (cão) quando este sai ainda filhote de sua caixa de transporte na estação de trem em uma cidade nos EUA.

Deixe-me explicar “é encontrado”... O cachorro conquista seu dono desde o começo, se afeiçoa a ele de uma maneira muito especial. Todos os dias às 17h00 da tarde, o cão aguardava seu dono fielmente na estação de trem. Um dia infelizmente, algo trágico acontece, mas o cachorro continua esperando seu dono... E continua... Por mais 9 anos.

Uma palavra marcou a mensagem deste filme, de maneira bem simples:

Fidelidade

“Fidelidade (do latim fidelitaspelo latim vulgar fidelitate) é o atributo ou a qualidade de quem ou do que é fiel (do latim fidelis), para significar quem ou o que conserva, mantém ou preserva suas características originais, ou quem ou o que mantém-se fiel à referência.

Fidelidade implica confiança e vice-versa, e essa relação de implicação mútua aplica-se quer entre dois indivíduos, quer entre determinado sujeito e o objeto sob sua consideração, que, a seu turno, também pode ser abstrato ou concreto. Essa co-significação originária mostra-se plena quando se trata de dois sujeitos, ambos com capacidade ativa, pois, nesse caso se pode invocar o correlato confiança (do latim cum, "com" e fides, "fé")”. Fonte:Wikipedia

Não importava o que acontecia, tanto homem quanto animal mantinha uma relação que preservava suas caracteristicas originais desde o primeiro Encontro. O dono é encontrado, o cachorro escolhe amá-lo e procura conservar esta afeição todos os dias, devolvendo em todos os retornos do dono, uma festa inigualável e tipica, que só quem conhece, são aqueles que cultivam a amizade com esses anjos de quatro patas.

Fidelidade implica confiança. A nossa relação com o Criador denota isso. Não importa o tempo nem muito menos as estações. Deus expressa sua fidelidade de uma maneira irrestrita.

Sua fidelidade é tão grande que ele não aprova nossos erros , mas está sempre pronto à nos perdoar e festejar conosco nossas vitórias e nosso retorno para uma estação de trem , chamada : comunhão com Deus.

Tenho 3 cadelas de estimação:A poodle Vicky, a lhasa-apso Bebel e a Yorkpoodle (rss) Chiquinha. Qualquer uma delas, são capazes de reconhecer a saída e a chegada do meu carro no condominio onde moro, assim como qualquer sinal da minha presença. Sou ausente delas o dia todo, mas estão sempre prontas a me presentear com generosas lambidas. Não importa o que eu faça.Elas estão sempre dispostas a me amar. Não imagino a minha vida sem elas.

Contudo, aprendi que nada neste mundo é capaz de substituir a relação de fidelidade que Deus tem para comigo. Não existe nada que eu possa fazer para impressionar à Deus, Ele simplesmente me encontrou e sempre decidiu me amar.

Muitas vezes as minhas fraquezas me impedem de estar em intima comunhão com Ele, mas a despeito das minhas ausências , Ele ainda se faz mais presente, me dando forças para prosseguir.

Querido Leitor, Deus estará SEMPRE AO SEU LADO...

Reflita isso...

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

HAPPY DAY!




Happy Day!




Dia Feliz! Esse é o título da canção que ministramos na igreja neste domingo de Culto Especial de Natal.

Happy Day é uma das canções gospel mais difundidas por todo o mundo. Ela é tão popular, que ganhou inúmeras versões e diversos intérpretes, inclusive Elvis Presley.A canção recebeu vários arranjos e melodias diferentes, mas sabiamente nenhum autor alterou a sua letra, que diz assim:

Oh Dia Feliz! Oh Dia Feliz! (Tradução)



Quando Jesus lavou (quando Jesus lavou)

Quando Jesus lavou (quando Jesus lavou)

Jesus lavou (quando Jesus lavou)

Levou meus pecados embora (oh dia feliz)



Oh dia feliz, (oh dia feliz)

Oh dia feliz, (oh dia feliz)

Quando Jesus lavou (quando Jesus lavou)

Quando Jesus lavou (quando Jesus lavou)

Quando meu Jesus lavou (quando Jesus lavou)

Levou meus pecados embora



Ele me ensinou como (me ensinou como)

Como caminhar (caminhar)

Lutar e orar (lutar e orar) lutar e orar

(e me ensinou como viver louvando)

E viver louvando cada, cada dia, cada dia

Esta canção faz bem para alma, porque ela expressa o nosso sentimento diante do dia em que nascemos de novo e Ele nos restaurou por completo.

Foi efetivada uma real limpeza em nossas vidas. Ele retirou tudo que era imundo, que não fazia parte da verdadeira constituição que Deus tem para mim e para você, que é sermos justificados e refletirmos a sua semelhança, vivendo a plenitude de vida Nele.

Ele nos ensinou sim a caminhar com Ele, dando passos em direção ao alto, para sermos cidadãos dos céus...

Ele nos ensinou como lutar usando a maior arma: O poder da oração.

E o melhor: Ter um coração grato a Deus e viver louvando a cada dia pelo infinito amor que Ele, somente Ele, nos oferece.



Happy Day na vida daqueles que um dia deixaram ser tocados pelo amor de Deus.

Happy Day quando você o deixou nascer na sua vida.

Happy Day quando o veremos face a face...



Happy Day para você, meu querido leitor!



Reflita isso!

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

GERAÇÃO BARBIE



Um dos grandes sintomas da pós-modernidade é o visual. Os valores em torno do universo corporal criaram destaque na atualidade. As pessoas estão sendo definidas pela aparência que possuem. A beleza tem sido cultuada em todas as esferas e o mito da eterna juventude é sustentada pela mídia e pelas milionárias empresas de cosméticos, dos quais o Brasil ocupa um lugar expressivo no ranking do consumo de produtos de beleza.


O cuidado com a beleza, observando seus parâmetros corretos, é saudável. O cuidado com o corpo é louvável e expressam de certo modo o bem querer consigo mesmo. Contudo, quando os limites não são observados, torna-se patológico.

A pessoa passa a viver em função da produção externa. Não aceita os sintomas naturais do envelhecimento e negando a realidade, passa a gastar tempo e dinheiro de modo anormal, tentando mascarar o tempo.

Ocupações e coisas que antes lhe davam prazer, agora são preenchidas pelo tempo interminável em academias, shoppings e centros de estética.

Cirurgias plásticas e tratamentos dolorosos, que colocam sua vida em risco não são mais avaliados, já são cogitados como naturais na agenda de “qualquer mulher eleita moderna”.

Um dos trechos que me chamaram a atenção, após a divulgação da carta da falecida atriz Leila Lopes foi: “Eu não quero envelhecer e sofrer” fonte: Folha Online.

A pressão dos tempos atuais, fazem as pessoas a não aceitarem mais um corpo que lhes pertence. Querem transformá-lo a qualquer custo.

Qual é o preço psicológico que o individuo paga com tudo isso? Não raramente, a depressão surge, pois em determinados momentos a realidade é descortinada, não tem mais como negar que o tempo chegou. O desequilíbrio surge como resposta ás sensações de angústia e frustração frente a algo que nenhum ser humano ou creme milagroso pode controlar. O envelhecimento.

Prefiro ser criativa e não pertencer a geração Barbie. Detalhe: Ela já completou 50 anos!

Reflita isso!

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

SUPERPROTEÇÃO – Um Analgésico perigoso





Deu no noticiário: “Menina espanca a colega da escola estimulada pela própria mãe”.

O que motiva os pais hoje em dia a adotarem um comportamento que estimule a superproteção?

Vivemos em uma sociedade que deseja a todo custo evitar a dor. Os analgésicos são variados.

Os pais cada vez mais perdidos, tentam a todo custo evitar que seus filhos não enfrentem  frustrações , necessárias para o desenvolvimento e o crescimento emocional e social.

As crianças estão tornando-se cada vez mais intolerantes aos “nãos” e os pais cada vez mais imediatistas em relação à educação dos filhos, preferem adotar o sim e mover céus e terra para que nada fuja do alcance dos seus rebentos, recorrendo a determinadas” psicologias de almanaque” para justificar seus procedimentos.

A superproteção na verdade ocasiona desproteção. As crianças vão crescendo dentro de redomas e encapsuladas pelos pais, não criam a noção de limites. Não sabem até onde podem ir, pois o “céu é o limite” para muitas. Vão transformando-se em pessoas inseguras, adolescentes arredios e adultos mimados, que se tornam instáveis em qualquer tipo de relacionamento.

São instáveis nos relacionamentos. Os colegas e os pares não suportam sua presença.

São instáveis na vida profissional. Não se fixam em nenhum emprego por muito tempo.

São instáveis na vida amorosa. O casamento não completa nem o 1º. Ano de bodas.

São indivíduos que precisam sempre de apoio e algum tipo de “bengala psicológica” para justificar suas atitudes.

Pais conscientes precisam entender que:

. Os filhos lhe pertencem, mas não o seu destino. A boa semeadura, o solo adequado, a poda e principalmente esta, precisam acontecer para que a sua criação vingue e seja saudável e vigorosa.

. Criam-se filhos para a vida. Isto envolve: Permitir que eles sofram as conseqüências dos seus atos, para se tornarem mais responsáveis. Não impedir determinadas frustrações naturais da vida, para aprender a lidar com suas próprias emoções.

. Trabalhar fora de casa é um expediente que acomete boa parte da população atual. Se um dos cônjuges não pode abdicar da atividade fora de casa, não deve jamais suprir sua ausência intoxicando seus filhos com um veneno chamado consumismo.

. Superproteção, muitas vezes mascara na verdade, a  rejeição. Os pais muitas vezes rejeitaram o filho no passado, o que gera o sentimento de culpa , compensando com todo tipo de abertura.

. Jamais vão perder o amor dos filhos por exercerem a figura de autoridade que lhe pertencem. Negar este papel é negar a oportunidade aos filhos de terem um referencial no qual se modelarão no futuro e também seus limites.

Analgésicos têm o poder de tirar a dor momentaneamente e mascarar sintomas. Tem alivio imediato da dor, mas são incapazes de extinguir o que provoca a dor.

Reflita isso!

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

A ORAÇÃO DA PROPINA




As últimas notícias são dignas de um filme apocalíptico. Um grupo de pessoas realizando uma oração de agradecimento, após receberem propina.

Pessoas totalmente equivocadas com todos os propósitos do Cristianismo. Mentes cauterizadas pela própria sede de poder e dinheiro.

O que é cauterização?

Cauterização é a interrupção que um membro ou órgão sofre, e perde a total ligação com as terminações nervosas que antes lhe conferiam dor ou algum tipo de sensibilidade.

Lembro-me quando ainda estagiária na Área de Psicologia Organizacional (no final da década de 80) visitei uma famosa fábrica de lâmpadas no ABC Paulista. Em conversa com o Engenheiro de Segurança do Trabalho, ele me relatou qual era o acidente mais temido pelos funcionários da linha de produção: o corte a laser. Se ele atingisse por descuido o trabalhador, á área afetada era automaticamente cauterizada, ou seja, a pessoa mal tinha tempo de sentir dor nos membros, dedos, mãos ou braços. Eles eram amputados automaticamente, sem condições de reimplante, por ocasião da cicatrização instantânea dos feixes nervosos.

Acredito que o exemplo acima, ilustra muito bem a situação de muitas pessoas. Mentes cauterizadas perdem totalmente a sensibilidade e o temor aos princípios éticos e morais e colocam ainda uma moldura pseudocrístã para ratificar suas bizarras crenças.

Fatores sociais e genéticos influenciam diretamente no desenvolvimento do nosso senso ético e caráter, porém aquele que é nascido de novo, conforme os preceitos cristãos, jamais pode se deixar corromper.

Corrupção vem do latim corruptione, que significa depravação, putrefação, decomposição, desmoralização, suborno.

Infelizmente, é uma das palavras de uso corrente no cenário político brasileiro.

Cientistas sociais investigam há muito tempo, a história da corrupção na formação do povo brasileiro e as origens remontam desde os primórdios da colonização, que mostram seguramente as motivações dos colonizadores e vários povos que deram origem à raça brasileira, estarem atrelados a lei da vantagem fácil e a espoliação.

Investiguei exemplos importantes, dentre eles citado numa interessante pesquisa publicada pela Revista Psique, edição 44, 2009, SP, cuja questão é: Você aceita a corrupção? Boa parte dos participantes acha aceitável a pessoa que compra produtos piratas, mas julgam inaceitável uma grande empresa que sonega impostos.

A cultura do “jeitinho brasileiro” está incrustada na formação ético-cultural da nação brasileira. Somente uma verdadeira revolução de valores, para erradicar este cenário que todo dia nos agride através das primeiras páginas dos jornais.

Essa revolução de valores só pode ser proporcionada pelo Cristianismo. O verdadeiro cristianismo concorre para que a pessoa se torne sensível a tudo que seja ilícito.

O exemplo dos noticiários mostra um pouco a face das mentes cauterizadas, das quais as sagradas escrituras falam.Nada mais lhes provoca constrangimento ou temor, simplesmente as corruptas ações servem de pretexto para justificar seus atos vergonhosos. São enganados pela própria conveniência e desejo.

Reflita isso!

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

DESÂNIMO



Chegou dezembro em São Paulo!


Está fazendo um calor equatorial. O trânsito caótico, causando a sensação de que o nosso cérebro pode a qualquer momento ser frito. O natal se aproximando e as pessoas se aglomerando pelos shoppings, 25 de março, Brás, Bom Retiro e centenas de lugares que se tornam intransitáveis nesta época do ano.

Lembra do pó do pirlim-pimpim que a Emília do Sítio do Pica-Pau Amarelo (que saudades!) usava quando queria desaparecer do lugar? É o sentimento que todo bom paulistano atravessa nesta época do ano, contudo, mesmo assim, insistimos em amar a Paulicéia Desvairada.

Brincadeiras á parte, final de ano é uma época que causa em muitas pessoas o desânimo, o famoso ”Vai começar tudo outra vez!”. Por que este tipo de sentimento tão comum nos dias atuais, bate à nossa porta?


1º. Perda da visão – A ESCURIDÃO é algo terrível. Uma simples conjuntivite quando nos assola, deixa a nossa visão turva e nublada, gerando um incomodo e muita confusão. Contudo, a pior visão que alguém pode perder é justamente quando ela não acredita mais nos seus sonhos e como ele pretende contribuir com as pessoas ao seu redor e, principalmente, quais serão as marcas que ela promoverá no futuro. Não enxergar o que pode fazer para melhorar você e o mundo ao seu redor é desolador. Portanto use o colírio da fé.


2º. Medo – O medo faz a gente perder as forças! Uma passagem bíblica que ilustra bem isso, é a ocasião dos espias em Canaã. A maioria só viu os gigantes, homens enormes, que pareciam tragar a terra como gafanhotos, apenas dois homens, Josué e Calebe, tiveram uma visão diferente da terra e queriam demais conquistá-la, e por fim, acabaram conquistando sua porção de terra.


3º. Planejamento – Toda conquista precisa de organização e disciplina. Deus, o supremo Criador, criou o mundo em sete dias, mas nós queremos que os nossos alvos se concretizem em 7 segundos e sem planejamento algum, ou seja, queremos que as coisas simplesmente aconteçam.


Receitas Básicas:

Perda de visão: Utilize o colírio da fé com abundância para ampliar seus horizontes de vida.

Medo: Tenha coragem de prosseguir! O que você quer conquistar em 2010 vai precisar enxergar os gigantes com outro olhar.

Planejamento: Estabeleça alvos. Nada como seguir com disciplina e fidelidade metas que determinamos.

Reflita isso!

2 Coríntios 4:8 Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; perplexos, porém não desanimados

Poemia

;